Pular para o conteúdo principal

Sinal e outros poemas

Playing in the sky -  J. Ribas
                           
SINAL

Teço casulos em torno
Das dobras do arco-íris,
Cruzo rios contrários 
Do ar a varrer as nuvens,
Suturo os astros pungidos
Céus que se insurgem;

Mas não aprendi as rezas
De deter abismos e escuros,
Escondi poucas cores
Pelos alcantis da aurora,
E resta pouco tempo
De achar o que procuro;

Pudesse ao menos ver
O caminho por entre o véu,
Ou sentir qualquer sinal
Sob as escamas do vergel
E de alma nua, afinal 
Ir aos mares do paraíso;

Que tudo que tenho
É pouco mais que a espera
De um fugidio momento,
A memória que escapa,
O quadro que se desfaz
Da cena que apresento;

Mas vou seguir adiante
Em voo cego pela noite, 
Das touceiras de sonhar
Agarro uma última estrela,
Que é acesa de imaginar 
E nada pode retê-la.




COMPLETUDE

Estou predestinado
A me sentir faltando
Mais do que se fosse pleno...
Gota, mais que chuva
Cinza, mais que matiz;

Pulo, mais que voo
Argila, mais que criação
Brasa, mais que fogo
Pulsar, mais que tempo
Blue, mais que feliz;

A parte que me falta
Completa-se na lacuna
Jamais preenchida,
Desde o fruto proibido
Que trago de origem;

O que sei da outra parte?
- Cavidade do esconso,
Fração absoluta de tudo,
Porém, completude
    De toda a vertigem.  


Sem Título - por Ribas Miranda
   
AUSÊNCIA

Li uns poucos bons livros
Vi múltiplos sóis a nascer
Persegui alguns vaga-lumes
No decorrer de toda a vida;

Amores não foram muitos
Viagens? - Fiz imaginárias,
As reais estão por fazer...
Nem sei bem para onde;

Não andei muito na chuva
Não pulei de arranha-céus,
Sonhos? Tenho-os sempre,
Nem bem desperto esteja;

Porém, a ausência em mim
Fica nas arestas do vento,
Não sei bem se o pressinto...
É só falta no pensamento.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CÔMPUTO

A equação do voo das moscas o zunido do fosso dos ventos, O número de grãos da areia a ferrugem dos dias e da alma,                                                                        O azul a lua etérea,                              as páginas obscuras do Índex, voos e ardis,                                                                                 O abecedário das formigas o sustenido dos pardais, O sol nos bancos das praças a ordem objetiva do mundo... Tudo foi calculado.

STANDBY

me devoto ao impossível tanto quanto creio no tempo e seja próprio do existir o embate inútil das ideias, me devoto aos artifícios Michal Mackú como se a derme calcificada da alma, toda se adequasse em mimetismos e disfarces, no indissolúvel contrato do desencontro, e do vazio tudo é uma espera constante enquanto se macera a vida, mas o espetáculo continua seja noite ou tempestade e o que movimenta a máquina ao menos também a pulveriza...

O OUTRO

Me desfiz de mim há algum tempo esse que tropeça entre móveis, gestos é outro mais incerto, Aposto aos dias às horas mornas cego e absoluto Menino Sentado - Portinari de vazios, equívocos viagens sem retorno, Faísca em geleiras seu coração rude mãos calejadas                         o arado nas pedras a trespassar o desejo, Abala os montes acordos, os mitos apura a veleidade inútil das esperas, do sonho impossível, Falho de verdades à beira do abismo entre asa e vento segue o caminho, é outro mais incerto.