Pular para o conteúdo principal

Desapego e outros poemas





DESAPEGO

Quero passar pelo mundo
De uma ponta a outra da sala de espera
E não me dar conta na memória
Daquilo que me possa deter o olhar,

Que tudo que existe é fátuo
Diante das coisas a penumbrar
Assim deve-se seguir sem amarras, volátil
Como bolhas de sabão pelo ar,

Que nem tenho posses, tampouco fazendas
Ou possibilidades de ganhos
Mais que reprimendas e uns poucos recursos
De que não me posso orgulhar,

E estar despegado de tudo
É a proposta de quem tudo me vai levar
Nem a posse de mim mesmo me valida
Para jogar apostando a vida. 




Pouso - por J. Ribas


INVENTÁRIO

Ali, guardados entre os despojos
Da velha estória, zuniam obscenidades
Os vazios largados dos desejos,

Esses que por medida nunca vinguei
Dos cortes a sangue frio no medo
E do mofo das impossibilidades,

Estavam crus, indolentes, sem vaidades
Servis e rasteiros, ocos de mim...
E creio mesmo que nem os notaria,

Não fosse aquele som a retinir
Grudento como um molusco na alma
Açoitado pelo inventário das saudades.


Sintaxe da Elipse - por J. Ribas 
                                       
RECEITA

Do amor quero ser o poente
Que se funde ao abismo
Aquele suspiro no escuro
Para lembrar de que cismo
Numa nuvem quebrada no ar,

Do amor, onda irrequieta
Quero transpassar a porta aberta
Os mundos de outra dimensão
Parte azul, outra parte escuridão
Numa praia nua e deserta,

Do amor espero do estio
A faísca que golpeie o horizonte
E a vida recriada desde a fonte
Me embeveça do reverso infinito
De onde deságuam os rios,

Do amor quero a displicência
De lanternas presas aos galhos
A luz subjugando o espaço
E círios a luzir na cadência
De sombras, por entre retalhos,

Do amor não espero nada
Que não seja por si mesmo
Completo da soberana vontade
E essencialmente livre, e ileso
De escolher sua própria estrada,

Do amor não quero evidências
Nem corruptelas, ou desculpas
Serões, urgências, ou panaceias
E seja um vivo clarão no obscuro
Que sei dos sistemas e ideias.



O Beijo - Rodin
                                        







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CÔMPUTO

A equação do voo das moscas o zunido do fosso dos ventos, O número de grãos da areia a ferrugem dos dias e da alma,                                                                        O azul a lua etérea,                              as páginas obscuras do Índex, voos e ardis,                                                                                 O abecedário das formigas o sustenido dos pardais, O sol nos bancos das praças a ordem objetiva do mundo... Tudo foi calculado.

STANDBY

me devoto ao impossível tanto quanto creio no tempo e seja próprio do existir o embate inútil das ideias, me devoto aos artifícios Michal Mackú como se a derme calcificada da alma, toda se adequasse em mimetismos e disfarces, no indissolúvel contrato do desencontro, e do vazio tudo é uma espera constante enquanto se macera a vida, mas o espetáculo continua seja noite ou tempestade e o que movimenta a máquina ao menos também a pulveriza...

O OUTRO

Me desfiz de mim há algum tempo esse que tropeça entre móveis, gestos é outro mais incerto, Aposto aos dias às horas mornas cego e absoluto Menino Sentado - Portinari de vazios, equívocos viagens sem retorno, Faísca em geleiras seu coração rude mãos calejadas                         o arado nas pedras a trespassar o desejo, Abala os montes acordos, os mitos apura a veleidade inútil das esperas, do sonho impossível, Falho de verdades à beira do abismo entre asa e vento segue o caminho, é outro mais incerto.